PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO DA FACISA RECEBEM VISITA DE PESQUISADORA DA UNIVERSIDADE DE MCGILL, CANADÁ

Nos dias 10 e 11 de novembro foi realizado em Santa Cruz o I Seminário Internacional do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da FACISA, ministrado pela professora Dra. Keiko Shikako-Thomas.

A Dra. Keiko Thomas é professora do Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da McGill University em Montreal, Canadá, e coordena várias linhas de pesquisa na área de Promoção de Lazer para Crianças com Deficiência. É membro do CanChild Centre for Childhood Disability Research e tem proferido inúmeras conferências ao redor do mundo sobre Knowledge Translation - KT (Tradução do Conhecimento), tema do atual projeto da pesquisadora que recebeu um financiamento de 25 milhões de dólares canadenses da principal agência de fomento em pesquisa do Canadá.

Durante o seminário do qual participaram aproximadamente 70 pessoas - entre elas Mestrandos em Ciências da Reabilitação, Mestrandos em Saúde Coletiva, Docentes do Campus Central e da FACISA, Residentes do HUAB, Gestores e Discentes da Graduação - foram discutidos diversos temas atuais no campo das Ciências da Reabilitação, como estratégias para iniciar programas de KT em Centros de Reabilitação no Rio Grande do Norte.

O seminário foi um sucesso e se constituiu em um passo importante para consolidar futuras colaborações no campo da Reabilitação Infantil entre a UFRN/FACISA e a McGill University.

"Estou ainda transbordando de felicidade e gratidão por ter tido a oportunidade de assistir a palestra de Dra. Keiko: satisfeito por conhecer essa pesquisadora humilde e inteligente, me fazendo me apaixonar pela área de saúde da criança e grato, por ter tido essa possibilidade ainda enquanto discente de graduação, o que possibilita planejar minha trajetória para a pós-graduação", disse José Clécio Lima, discente da graduação da FACISA.

Dra Keiko, em reunião com a Pró-reitoria de Pós-Graduação, agradeceu a oportunidade de poder estabelecer "network" com a UFRN. "Fiquei encantada com a estrutura do campus em Santa Cruz e ainda mais deslumbrada com as futuras colaborações no campo da Reabilitação Infantil entre a UFRN/FACISA e McGill".

A McGill University, em Montreal, Canadá, é uma das melhores universidades do mundo. Em 2007, apareceu em 12º lugar no ranking mundial da Times Higher Education Supplement e para o ranking canadense Maclean, é a melhor universidade canadense há nove anos consecutivos.

(18/11/2016 às 09:33)