NOTA DE ESCLARECIMENTO - POSTAGEM SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

A Direção Geral da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi - FACISA vem a público esclarecer que a página da rede social "Facebook", denominada Histologia, Fisiologia & Anatomia Humana, não tem nenhuma vinculação com esta Unidade Acadêmica Especializada. A página oficial da FACISA é o site acessado por meio do endereço eletrônico www.facisa.ufrn.br, além daquelas abrigadas no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA (www.sigaa.ufrn.br).  Assim, foi com surpresa que recebemos a informação de que a supramencionada página do Facebook, a qual apresenta indevidamente as logomarcas da UFRN e da FACISA, fez uma postagem sobre o "mercado negro da doação de órgãos".

A publicação teve grande repercussão e chegou ao conhecimento da Central de Transplantes do RN, por meio da Coordenação Geral do Sistema Nacional de Transplantes, que nos acionou demonstrando séria preocupação com a possível diminuição do já baixo índice de doação, em função de uma publicação sobre tema tão relevante, mas feita de forma incoerente e irresponsável.

A FACISA, enquanto unidade educadora, disseminadora de conhecimento e formadora de opinião, não pode permitir que seu nome seja utilizado para a veiculação de notícias e comentários que distorcem a verdade dos fatos e, principalmente, que trazem prejuízos à sociedade.  Para tanto, iremos adotar todas as medidas cabíveis pelo uso indevido do nome desta Instituição.

Por fim, damos ciência a todos da Nota de Esclarecimento elaborada pela Central de Transplantes do RN, explicando corretamente como funciona o processo de doação/transplante de órgãos no País.

Santa Cruz/RN, 23 de março de 2016.

Prof. Edvaldo Vasconcelos de Carvalho Filho - Diretor Geral

Prof. Dimitri Taurino Guedes - Vice-Diretor Geral